105-poplar-plywoods

Compensados de madeira-de-lei – Madeireira BH

Compensado é o termo genético que designa qualquer produto folheado na indústria de produtos confeccionados com madeira. O compensado de madeira-de-lei é constituído por madeira-de-lei advindos de árvores de lei, características por suas folhas largas, produção de nozes ou frutas e dormência no inverno. Os compensados são subdivididos em categorias de acordo com o tipo de núcleo utilizado em sua construção e podem ser adquiridos em madeireiras. Veja abaixo os tipos de compensado de madeira de lei.

Núcleo em MDF

O compensado em MDF é confeccionado com a mistura de madeira fina, realizado com a máquina de enfardar que pressiona a mistura a calor em painéis. São colados os folheados da face e de trás ao núcleo. É um tipo de compensado muito consistente de fornada em fornada, e que tem seu núcleo sem imperfeições, vazios ou bolhas, o que permite uma melhor ligação com os folheados.

105-poplar-plywoods

Encontre as melhores Madeireiras de BH em nosso portal
Núcleo aglomerado

As tábuas de aglomerado são confeccionados com um tipo de poeira de madeira mais grosseira, o que o deixe com menor consistência e mais leve que o MDF. Esse é o tipo de madeira compensada de menor preço.

Núcleo de folheado

Alternando camadas de folheado de uma superfície de grão de madeira, o compensado com núcleo de folheado tem ótima força de suporte, de maior leveza e fácil manuseio. Além disso, conta com uma grande habilidade para segurar parafusos e tem uma grande força de dobramento.

647821736_512

Visite o nosso portal: Madeireira BH
Núcleo de combinação

O compensado de núcleo de combinação é composto por dois tipos de construção. O primeiro com folheado central em camadas com um folheado cruzado dos dois lados, seguido de uma camada de compensado, aglomerada ou MDF, além de folheados da face e de trás. O outro tipo de construção conta com uma placa em pastilhas central com um folheado cruzado em ambos os lados, mais folheados na face e atrás. O núcleo de combinação desse tipo de compensado fornece um planamento mais consistente e uma excelente habilidade para segurar parafusos num peso menor que o MDF e uma peça aglomerada.

Núcleo de madeira

Confeccionado com tiras de madeira sólida, o compensado de núcleo de madeira tem seu folheado preso quando o núcleo é inserido. É próprio para a construção de prateleiras largas e longas em armários e gabinetes devido a sua boa recuperação. Seu alto custo, um dos tipos mais caros de compensado, o torna pouco popular.

Madeirite-Plastificado-626x469

Tipos de madeirite – Madeireira BH

Muito utilizados na construção civil, os madeirites são chapas de madeira com diferentes finalidades e usos. Conheça um pouco mais sobre os tipos de madeirite.

Madeirite resinado

O madeirite resinado é o mais usado e apresenta um custo barato, além de estar muito presente em construções residenciais. Formados por número ímpar de camadas sobrepostas, é prensado com cola branca e disposto de forma que as fibras se cruzem. Bastante utilizado para cercamento de muros e canteiros de obra, confecção de barracas e amplamente empregado na construção civil. De largura e comprimento padronizados, é encontrado em madeireiras nas seguintes medidas: 1,10m e 2,20m, espessuras variando em 6mm, 10mm, 12mm, 14mm, 17mm e 20mm.

madeiriteresinado

Encontre em nosso portal as melhores Madeireiras de BH

Madeirite fenólico

Diferentemente do madeirite resinado, o madeirite fenólico são chapas compostas por um número ímpar de camadas sobrepostas, mas prensadas com cola preta. Muito utilizado em construções pesadas e na confecção de formas de diversos tipos, palcos para fazer formas de vários tipos e palcos. Disponível em madeireiras nas espessuras 10mm, 12mm e 14mm e com largura e comprimento padrão de 1,10m e 2,20m.

Madeirite plastificado

Chapas com um número ímpar de camadas sobrepostas, comprimido com cola preta e uma película de modo que sejam mais resistentes à umidade. É muito utilizado na confecção de formas para concreto, piso de carroceria de caminhão, entre outros. É encontrado nas madeireiras nas seguintes medidas: largura e comprimento padrão de 1,10m e 2,20m e espessuras variando entre 12mm e 17mm.

Madeirite-Plastificado-626x469

Visite o nosso portal: Madeireira BH
images

Dicas para conservar a madeira – Madeireira BH

A madeira é um material muito utilizado na decoração por ser altamente durável e ter facilidade para ser combinada. Geralmente, é usada em batentes e portas, como material laminado, tacos, pisos, tábuas naturais, entre outros. Mesmo sendo resistente, atemporal e versátil, é uma matéria-prima que requer uma série de cuidados específicos para que não sofra danos.

images

Visite o nosso portal: Madeireira BH

Dessa forma, é imprescindível estar atento à manutenção das peças, tomando atitudes para a conservar a beleza e elegância da madeira  por mais tempo. A limpeza realizada corretamente e com os produtos adequados é fundamental. Leia abaixo algumas dicas de como conservar móveis em madeira:

• Por ter tendência a absorver umidade, é ideal evitar que as peças em madeira fiquem desprotegidas da chuva. Utilize um produto imunizante para tornar a madeira resiste ao efeito úmido, pois, dependendo da umidade, a peça pode expandir ou encolher.

• Realize a limpeza da madeira adequadamente, utilizando um pano úmido para remoção de sujeiras nos móveis e, em seguida, espalhe óleo de peroba sobre a superfície para que a madeira seja hidratada.

images

Encontre as melhores Madeireiras de BH em nosso portal

• Realize a manutenção das peças externas frequentemente, pois podem sofrer estragos quando expostas por muito tempo aos fatores climáticos.

Ujatoba_cupins

Como evitar cupins na madeira – Madeireira BH

Apesar do seu tamanho, os cupins causam um grande estrago em móveis de madeira. Os cupins são insetos sociais de hábitos subterrâneos, que consomem tudo o que for de madeira, se reproduzindo rapidamente e se fixando e montando colônia, o que dificulta o seu extermínio. Quando os cupins infestam a casa é ainda mais difícil o controle dessa praga. Dessa forma, é importante realizar um trabalho preventivo de modo a evitar e controlar antes que a situação se agrave. Conheça abaixo algumas medidas preventivas para evitar uma infestação por cupins:

Ujatoba_cupins

Visite o nosso portal: Madeireira BH
  • Instalar telas em portas e janelas é uma medida simples que evita que os cupins voem na época de reprodução a procura de ambientes com umidade e temperatura próprios para seus ninhos.
  • Vernizes e tintas na área externa de molduras de quadros e móveis é ideal para bloquear brechas que possam ocasionar a entrada de cupins.
  • Faça uma inspeção periódica dos móveis de madeira, pois assim você poderá notar rapidamente uma infestação. Tenha bastante atenção pois os cupins se instalam nos móveis sutilmente.

MADEIRA

Encontre as melhores Madeireiras de BH em nosso portal
  • Faça uso de madeiras que são naturalmente resistentes ou tratadas como peroba, ipê, maçaranduba, jacarandá, aroeira, entre outras.
  • Para exterminar uma infestação de cupins, os exterminadores de cupins podem ser aplicados por pincelamento (pincelando sobre a superfície da madeira), imersão (mergulhar a peça completamente no inseticida) ou aspersão (pulverizar o inseticida na peça).
  • O tratamento da madeira realizado por um empresa especialista é eficaz na prevenção do ataque de cupins.

 

 

 

images

Uso da madeira na decoração de imóveis – Madeireira BH

A maioria dos móveis nas casas são confeccionados em madeira, matéria-prima de fácil manuseio e que proporciona inúmeras possibilidades de uso. Esses móveis proporcionam aconchego, conforte e sofisticação para o lar, imprimindo beleza e charme à construção. A madeira traz a versatilidade de poder ser combinada com outros materiais decorativos, estando sempre atento ao estilo do ambiente e o tipo de madeira indicado.

Modern-interior-design-with-wood

Encontre as melhores Madeireiras de BH em nosso portal

Além disso, a madeira pode ser utilizada em portas, forros, pisos, janelas, objetos de decoração, revestimentos de parede, entre outros. Por ser um material sem restrições, a madeira pode ser usada em qualquer projeto arquitetônico ou de design de interiores, podendo estar até em 100% dos ambiente, seja em quartos, salas e até mesmo em banheiros e cozinhas, sempre se atentando as especificidades de cada tipo de madeira.

O uso de painéis de madeira em revestimento de parede tem se mostrado uma solução requintada e prática na marcenaria decorativa, sendo também uma alternativa para ajustar defeitos das paredes de determinados ambientes, para esconder tomadas e passar cabos. A madeira também pode ser utilizadas objetos de uso cotidiano, conferindo sofisticação ao ambiente.

images

Visite o nosso portal: Madeireira BH

A madeira tem ótima adaptação ao estilo de qualquer ambiente devido a sua neutralidade natural. A manutenção da madeira deve ser realizada com verniz ou cera e é importante optar por pela madeira de reflorestamento certificada na decoração de imóveis, de modo a evitar o desmatamento e a exploração de mão de obra. Com sua beleza natural e simplicidade, a madeira confere uma grande diversidade de resultados nos projetos em que é empregada.

Wooden_house_bath

Vantagens e desvantagens das casas de madeira – Madeireira BH

As casas de madeiras são mais comuns em outros países, mas vem ganhando espaço e com a mesma qualidade que as casas de alvenaria. Ao contrário do que se pensa, são casas duráveis e fortes em decorrência da complexidade de sua montagem. As casas de madeira também proporcionam benefícios para a saúde, como o controle da umidade, purificação do ar e ajuda no combate a doenças reumáticas, alérgicas, respiratórias, entre outras.

download

Encontre as melhores Madeireiras de BH em nosso portal

Outra vantagem da casa de madeira é seu ótimo isolamento acústico e redução de ruídos, além de espalhar de modo uniforme o calor no interior do ambiente depois de retê-lo, o que dispensa o uso de aquecedores ou ar condicionado. Também não liberam a mesma quantidade de CO2 na construção, sendo ecologicamente correto. O custo da construção de uma casa de madeira é 20% menor que o de casas convencionais, sendo obras de muita beleza e com curto tempo de construção, variando entre 3 dias a 3 meses, dependendo do tamanho da casa.

Dentre as desvantagens, salientamos a demora de até três anos para secarem a madeira e equilibrar a umidade do imóvel, podendo gerar algumas rachaduras. A construção de uma casa de madeira requer cuidados específicos como a escolha da madeira, manutenção a cada 4 anos para o exterior e a cada 25 anos para o interior do imóvel utilizando verniz aquosa.

Wooden_house_bath

Visite o nosso portal: Madeireira BH

Outro desconforto gerado pelo uso da madeira em construções são os ruídos desconfortáveis e a possibilidade de inchaço e complicação nas aberturas de portas. Além disso, todas as habitações correm risco de incêndio, inclusive as de madeira, entretanto a madeira oferece grande resistência ao fogo.

 

IMG_67741

Tapumes de madeira – Madeireira BH

Tapume de madeira é tipo de madeira visto em todo início de obra. Utilizado como uma cerca fechada, tem como utilidade manter a tranquilidade da realização da construção e também preservar os materiais da obra de furtos ou perda devido às condições do tempo. Além disso, os tapumes de madeira também evitam que os trabalhadores percam o foco quanto ao trabalho e afaste olhares curiosos.

img-45-494270-original-528e41408e41f

Visite o nosso portal: Madeireira BH

Os valores dos tapumes variam de acordo com a qualidade e o tipo do tapume, havendo até tapumes ecologicamente corretos. As placas dos tapumes geralmente são grandes e faz com que sejam apenas poucas unidades para cercar o ambiente. Além disso, respondem muito bem as necessidades e são fáceis de instalar.

images (1)

Vantagens do assoalho de madeira – Madeireira BH

O assoalho é uma das partes mais importantes na hora em que se escolhe reformar ou construir. O assoalho de madeira é uma opção elegante e charmosa, sendo perfeito para residências e também escritórios, devido a sua resistência, vida útil e beleza. Quando bem cuidado e feita a manutenção, o assoalho pode durar até 50 anos e Como todo assoalho precisa de manutenção.

images (1)

Visite o nosso portal: Madeireira BH

Os assoalhos de madeira são fáceis de limpa, não mantém sujeiras ou poeira que podem prejudicar a saúde, com a vantagem de ser um produto totalmente natural. Além disso, os assoalhos são resistentes e duráveis, podendo durar bem mais que alguns pisos convencionais quando realizada sua manutenção regularmente.

A manutenção do assoalho de madeira é bem simples e consiste apenas varrer com uma vassoura e usar um produto de limpeza adequado. Por sua versatilidade, pode ser usado em qualquer cômodo, sem necessariamente estar presente em toda a residência, combinando com tapetes e qualquer tipo de mobília.

Encontre as melhores Madeireiras de BH no nosso portal

É necessário um profissional habilitada e familiarizado para instalar o assoalho de madeira de modo que se atinja o resultado desejado quando se opta por esse tipo de assoalho.

copia-de-tauari

Madeira Tauari

Também conhecida como imbirema, estopeiro e tauari-morrão, é uma madeira moderadamente macia ao corte, de cor branco-palha levemente rosado e é resistente que apresenta acabamento claro e moderno. A tauari tem uma superfície lisa ao toque e lustrosa. Pode ser utilizada em janelas, ripas, guarnições, portas, cordões, partes secundárias de estruturas e lambris. Além disso, pode ser aplicada em embalagens, compensados, peças encurvadas e movéis estândar.

copia-de-tauari

Visite o nosso portal: Madeireira BH

 

 

madeira-pinus

Madeira Pinus

Nome Científico: Pinus Elliottii

Também conhecida como pinheiro e pinheiro americano, é muito usada nas construções. É fácil de ser tratada e trabalhada, além disso apresenta uma facilidade para desenrolar, lixar, furar, fixar, colar, desdobrar e tem bom acabamento. De coloração branco-amarelada, essa madeira possui brilho moderado e cheiro distinto e característico. Pode ser aplicada em pincéis, artigos de esportes, cabos de vassoura e brinquedos, entre outros.

madeira-pinus

Entre no nosso portal: Madeireira BH