Loader Image

Madeira certificada e madeira legal: conheça a diferença - Madeireira BH

De modo a evitar que florestas desapareçam do cenário nacional, foram desenvolvidas algumas táticas de controle de utilização de árvore para a produção de produtos. Porém, isso ainda gera diversas dúvidas para o consumidor, quando ele se depara com a chamada madeira certificada e madeira legal. Conheça abaixo a diferença entre essas madeiras.

  • Madeira legal

A madeira ‘legalizada’ é aquela extraída mediante a autorização de órgãos ambientais e, dessa forma, o produto possui o documento de licença de transporte e armazenamento (DOF, GF, GCA ou afins), acompanhada da Nota Fiscal correspondente. Entretanto, isso não indica que a retirada da madeira não prejudica o ecossistema.

Selo-Madeira-Legal

 

Visite o nosso RooContact: Madeireira BH

  • Madeira certificada

Já a madeira certificada garante o menor impacto socioambiental possível na sua extração e, diferente da madeira legal, pode ser rastreada. Órgãos certificadores independentes atribuem a certificação, destinada àqueles que possuem planos de manejo que respeitam uma série de normas socioambientais mais exigentes, tais como: os relacionados com o respeito dos direitos de posse da terra, com os direitos das comunidades e dos povos indígenas, bem como no atendimento às condições trabalhistas e de segurança no trabalho exigentes. A despesa na produção da madeira certificada é um pouco alto, devido ao custeio para adquirir a certificação e às exigências adicionais.

Madeira_certificada_Imaflora

Visite o nosso RooContact: Madeireira BH

Clique para relatar um problema
TOPO