A madeira é tida como matéria-prima na confecção de móveis. Devido aos muitos tipos e respectivas características, a escolha da madeira deve ser sempre ponderada, pois o tipo escolhido determinará a beleza, a durabilidade e o valor de sua mobília. Conheça a seguir os tipos de madeira mais comuns no mercado de madeireiras para a confecção de móveis.
– Cedro
É uma madeira de odor aromático característico, eficiente para afastar insetos. A vermelha ocidental é a variedade mais conhecida de cedro e tem uma cor avermelhada. O cedro é um tipo de madeira muito utilizado em construções ao ar livre, por ter resistência à umidade (não apodrece).
– Cerejeira
Muito popular, é uma madeira elegante e muito usada na fabricação de móveis. Sua cor varia entre o castanho claro e o castanho-avermelhado e é um dos tipos de madeira mais cara.
– Pinho
É utilizado na grande maioria de móveis interiores e é barato. Sua tonalidade varia entre as cores creme e amarelo-marrom, com anéis de crescimento bem marcados. É suave ao toque e de fácil manuseio, sendo muito escolhido para escultura.
– Nogueira
Relativamente cara, é considerada uma das mais valiosas e conhecida por sua resistência. É um tipo de madeira muito utilizado na fabricação de móveis de jardim. É uma madeira avermelhada, de anéis de crescimento visíveis e difícil de ser trabalhada.
– Bétula ou Vidoeiro
É uma madeira forte, maleável e bastante consistente. Possui duas variedades: amarelo e branco.
– Bordo
Geralmente cara, a madeira de Bordo tem duas variedades: a macia e a dura (difícil de trabalhar). Atraente e forte, é usada na fabricação de móveis de alta qualidade, como armários. Sua tonalidade é castanha clara com tons avermelhados.
– Mogno
Muito cara, é considerada como uma das melhores madeiras para móveis no mundo. Tem uma cor avermelhada (do tom mais claro ao mais escuro) e é dura.
– Abeto
De madeira macia, possui cores que variam conforme a espécie, podendo ser amarelo-claro, castanho-amarelada e até rosa. Entretanto, é pouco resistente e apodrece com facilidade, não resistindo também a ataque de insetos. É um tipo de madeira muito barata.
– Carvalho
É um dos tipos de madeira mais utilizados para fazer móveis, muito forte, mas de fácil manuseio. Tem duas variedades: a vermelha e a branca, que é a mais utilizada devido à sua aparência e resistente à umidade, podendo ser utilizada na fabricação de mobiliário exterior.
– Álamo
É um dos tipos de madeira mais baratas, por isso é bastante popular. De cor branca com algumas manchas castanhas ou verdes, é muito fácil de trabalhar e bastante macia. Não tem uma boa aparência e por isso não é utilizada na fabricação de móveis de requinte, sendo frequentemente usada na confecção de gavetas.
– Castanho
É considerado uma das melhores madeiras para o mobiliário. É de consistência dura e leve. De alta qualidade, os móveis fabricados com castanho têm ótima durabilidade e resistência.
– Plátano
É uma madeira de tom amarelado, muito resistente e dura. Muito indicada na fabricação de estruturas.
– Teca
Por sua beleza e por ser resistente à chuva, é bastante utilizada na fabricação de móveis para o jardim. É muito cara, difícil de ser encontrada para comprar e varia entre os tons castanho-escuro e amarelo dourado.
– Choupo
Muito utilizada na fabricação de contraplacados, é leve, macia e branca, mas de pouca durabilidade, sobretudo se mantida ao ar livre.
– Azevinho
É uma madeira dura, bastante pesada, homogênea e de cor branco-acinzentada. É muito utilizada por marceneiros.